O cálcio x perda de peso

Segundo estudo o cálcio pode ajudar diretamente ou indiretamente na perda de peso.

Além de ser conhecido por ajudar no crescimento de crianças e adolescentes, e na prevenção da osteoporose em pessoas mais velhas, estudo revela que cálcio também atua no combate a obesidade.

De acordo com a nutricionista Priscila Maximino, com mestrado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), algumas pesquisas mostram que o cálcio age diretamente nas células, reduzindo o seu estoque de gordura. Outras justificam que o mineral auxilia no controle da insulina, substância que em excesso no organismo pode despertar a fome.

O cálcio não atua sozinho no combate a obesidade, as pessoas que ingerem cálcio consomem automaticamente proteína, uma substância que, segundo Priscila, favorece a saciedade e ainda aumenta a queima de calorias durante a digestão. “Ninguém vai emagrecer tomando leite e comendo queijo, porém, se não adotar também um cardápio adequado”, afirma.

Há estudos que dizem que o cálcio tem um efeito apenas indireto. Na análise realizada em 2005, 240 mulheres de 30 a 48 anos seguiram uma dieta para perder peso e foram observadas durante seis meses. Uma parte delas consumiu regularmente iogurte rico em cálcio, enquanto a outra recebeu a bebida não enriquecida com o mineral – uma diferença de 500 miligramas de cálcio entre os dois grupos.

No final dos testes, os pesquisadores observaram que o cálcio não interferiu nos resultados na balança. “Mas o simples hábito de acrescentar o iogurte à dieta, em substituição a bebidas e alimentos menos saudáveis, já deu uma boa ajuda na perda de peso”, explica a nutricionista.

Mas, vale a pena continuar a consumir os alimentos ricos em cálcio devido aos benefícios já comprovados à saúde. Para emagrecer, a melhor maneira é uma dieta equilibrada, de preferência consulte um nutricionista.

Fonte: Terra 



Tags:
,
,