Vitaminas

Existem vários tipos de vitaminas que contribuem para o bom funcionamento do nosso organismo, mas onde encontrar as vitaminas e quais são suas funções?

VITAMINAS A:

Atua na visão, na manutenção da pele e membranas mucosas saudáveis, na prevenção da anemia e no crescimento das crianças. É antioxidante.

Deficiência: Leva a cegueira noturna, a doença degenerativa da córnea (xeroftalmia), a formação de cálculos renais, falta de elasticidade da pele, inflamação de membranas mucosas. Suscetibilidade elevada, a infecções da pele e trato respiratório. Pele seca, escamosa e couro cabeludo com baixa qualidade, pálpebras inflamadas.

Onde encontrar: brócolis, espinafre, abóbora, batata doce, folhas de beterraba, tomate, melancia, couve, repolho, couve-flor, queijos, óleo de fígado de bacalhau, ovos, manteiga.

VITAMINAS D:

Promove a absorção do cálcio e do fostato.

Deficiência: Leva ao raquitismo nas crianças e a osteomalácia nos adultos, ambas caracterizadas por amolecimento dos ossos devido a ausência de fosfato de cálcio. É comum fraqueza e espasmos musculares.

Onde encontrar: sal, frutas (em especial na banana), óleo de fígado de bacalhau, sardinha, atum, derivados do leite, ovos.

VITAMINAS E:

Vitamina também conhecida como d-alfa tocoferol (natural), dl-alfa tocoferol (sintética). vitamina antiesterilidade, vitamina da fertilidade. Presente nos suplementos como d-alfa tocoferil acetato, d-alfa tocoferil succinato (ambas naturais), dl-alfa tocoferil acetato, dl-alfa tocoferil succinato (amas sintéticas)

Suas perdas pela cocção caseira são muito pequenas, exceto no caso da fritura.

Age como antioxidante, atua como agente anticoagulante, é vasodilatodora de capilares, auxilia a regeneração da pele, auxilia no processo de coagulação normal do sangue, age como diurético. Neutraliza o efeito dos radicais livres, previne contra a trombose, aumenta a capacidade dos leucócitos de resistir às infecções.

Deficiência: não causa uma doença específica, exceto anemia em recém-nascido. Nos adultos há falta de vitalidade, letargia, apatia, incapacidade de concentração, irritabilidade, desinteresse em atividades físicas, diminuição da performance sexual, fraqueza muscular.
Onde encontrar: nos cereais, na beterraba, no salsão e nas folhas verdes. A melhor fonte é o germe de trigo.

VITAMINAS B1 (tiamina):

Atua na conversão dos carboidratos em energia, nos músculos e nos sistema nervoso.

Deficiência: fadiga, perda de apetite, náusea, fraqueza muscular e desordens digestivas. Há irritabilidade, depressão, diminuição da memória, falta de concentração, fraqueza nas panturrilhas, rachaduras e ardência nos dedos e sola dos pés.

Onde encontrar: em todos os vegetais, ocorrendo em maior quantidade nos grãos integrais, no arroz integral, no broto de feijão e nos legumes, levedo de cerveja, nozes, farinha de soja, flocos de aveia, fígado.

VITAMINAS B2 (Riboflavina):

Facilmente destruída pelo calor. Muito instável à luz. Necessária na produção e reparo de tecidos orgânicos e para manter saudável as superfícies mucosas.

Deficiência: rachaduras e feridas no canto da boca, com inflamação da língua e lábios. Os olhos tornam-se injetados e apresentam sensação de ardência, tornam-se muito sensíveis à luz e se cansam facilmente. Descamação da pele ao redor do nariz, boca, testa, ouvidos e couro cabeludo, com excessiva queda de cabelo. Tremor, vertigem, insônia, baixa capacidade de aprendizagem.

Onde encontrar: folhas verdes, brotos e cereais, leite e derivados, levedo de cerveja, ovos, carne, fígado.

VITAMINAS B6 (piridoxina):

Vitamina antidepressão.

Deficiência: causa convulsões nas crianças, e induz depressão, anemia e problemas de pele nos adultos. Pode estar relacionada à aterosclerose, à síndrome pré-menstrual, aos cálculos renais, enxaqueca, abdome inchado, tensão pré-menstrual.

Onde encontrar: Levedos de cerveja, cereais, brotos, grãos, leite e derivados, nozes, germe de trigo, leguminosas, banana, frutas secas, farinha de soja, cereais integrais.

VITAMINAS B12 (cianocobalamina):

Conhecida como fator antianemia perniciosa.

Deficiência: língua lisa e irritável e degeneração nervosa, causa tremores, psicose e deterioração mental.

Onde encontrar: peixe branco, frangos, queijos, leite e derivados, carne de porco, levedos de cerveja, cereais integrais.Levedos de cerveja, cereais, brotos, grãos, leite e derivados, nozes, germe de trigo, leguminosas, banana, frutas secas, farinha de soja, cereais integrais.

VITAMINAS C:

Conhecida também como ácido ascórbico. Instável os métodos de cocção e processamento de alimentos. Atua como antioxidante, na absorção de ferro, produção de colágeno, proteína do tecido conjuntivo, resistência a doenças bacterianas e virais. Controle dos níveis de colesterol, formação de ossos e dentes, manutenção dos capilares sanguíneos, prevenção de reações alérgicas.

Deficiência: escorbuto, sangramento de gengivas, pele, cicatrização de feridas, enfraquecimento muscular, cessação da formação óssea.

Onde encontrar: brócolis, couve-flor, batata, tomate, couve de bruxelas, maçã, morango, caju, pimentão verde e vermelho, acerola, laranja, goiaba, amora, agrião, repolho, grapefruit.

Fonte: Web Site Saúde



Tags:
,
,
,