Quantas vezes pode se usar toalhas de banho sem lavar?

Mulher com toalha de banho na cabeça

Qual a frequência ideal para trocar a toalha de banho? Você muitas vezes deve ter se questionado a respeito.
Para responder esta questão é preciso lembrar que as toalhas de banho, após o uso, ficam com resquícios de pele morta e bactérias do próprio corpo, além daquelas do ambiente.

Quando as pessoas são saudáveis as bactérias não são problemas, pois se vem do nosso próprio corpo e já estamos acostumados as este micro-organismos e em relação aos que estão no ambiente, temos o nosso sistema de defesa. O cuidado deve ser maior com a troca das toalhas para pessoas que possuem problemas de saúde.

Na verdade, a literatura médica, onde podemos avaliar o aspecto da saúde, não traz uma definição de quanto em quanto tempo devemos lavar as toalhas de banho, mas o bom senso leva a recomendar que pelo menos uma vez por semana. O número de vezes pode variar conforme a época do ano, se está mais seco ou mais úmido, no caso no verão ou inverno.

É preciso lembrar que se você tem algum machucado na pele, o bom é enxugar com uma outra toalha que pode ser menor, a fim de evitar que se leve para outras regiões do corpo possíveis infecções.

Um aspecto importante é sempre que tomar banho e se secar, não deixar a toalha enrolada em algum canto ou em cima da cama, o correto é deixa-la estendida em um local arejado, o que auxilia a evitar a proliferação de bactérias ou fungos.

Cuidados no dia-a-dia com as toalhas de banho, além de trazer benefício para a saúde, auxiliam em sua maior durabilidade, assim você acaba fazendo economia, não precisando comprar novas toalhas, e sim, somente quando elas já estiverem com a vida útil vencida.



Tags: