Como o fone de ouvido pode danificar a audição

Mulher com fones de ouvido

É preciso ter atenção ao tipo de fone de ouvido que você utiliza, pois ele pode causar danos à sua audição. 
Seja para ficar mais concentrado no trabalho, ou ter distração enquanto faz uma caminhada ou viagem, além é claro durante aquela na esteira da acadêmia os fones de ouvido estão cada vez mais presentes em nossas vidas.

Mas alguns cuidados são importantes ser observados para não trazer prejuízos a sua audição. É bom você ter cuidado com cada tipo de fone que pode interferir no correto funcionamento de nosso sistema auditivo.




Os fones auriculares são pequenos e geralmente ficam apenas encaixados na orelha. Eles geralmente acompanham smartphones e outros dispositivos eletrônicos. Entre as vantagens estão a leveza e o preço acessível.

Em relação as desvantagens é que por serem apenas encaixados, permitem um vazamento de som. Com a interferência de ruídos externos, os usuários aumentam o volume dos dispositivos acima do nível recomendado, podendo causar lesões no ouvido.




Os intra-auriculares são fones pequenos que vêm com pontas de silicone para encaixar no ouvido. São preferidos por muitas pessoas por serem portáteis e ter um melhor isolamento de som. Mas existem pontos negativos, pois o encaixe pode causar desconforto em alguns usuários e, por serem inseridos no ouvido, os fones podem causar perda auditiva maior em caso de volume acima do recomendado.




Os supra-auriculares são fones de tamanho médio, que têm armação e cobrem a orelha. Eles têm melhor qualidade de som e são mais confortáveis. Um fator desfavorável é que são mais caros e menos portáteis.




Os circumaurais são fones grandes em formato côncavo que cercam e cobrem toda a orelha. Eles têm a melhor qualidade de som e bom isolamento acústico dos ruídos externos. Aspectos não muito bons é que são mais pesados, têm preços elevados e muitos deles esquentam.

Especialistas alertam que com o barulho do dia a dia pode causar ansiedade, insônia e outros distúrbios. Eles também não indicam os fones que se encaixam na orelha ou dentro do ouvido. Os fones de inserção concentram e intensificam os sinais sonoros, por isso têm maior potencial de perda auditiva. Como se encaixam diretamente no canal do ouvido, tornam o volume de ar e a distância da fonte de música para o tímpano muito reduzida, assim dobram o nível relativo da exposição ao ruído.

Portanto você dever ter cuidado ao escolher o fone de ouvido que melhor se adapta e também ficar atento a possíveis sintomas de que esteja ouvindo mal, seja pelo uso de fones, ou outros fatores.

As especialistas destacam alguns sinais de alerta que podem ser notados após o uso indevido dos dispositivos de som. Você deve procurar orientação médica quando: apresentar zumbido , "barulhos de campainhas" ou dor nos ouvidos; precisar sempre aumentar o volume da TV e do rádio; tiver dificuldade de compreender o que lhe dizem; falar alto e também ao
notar sintomas secundários como desequilíbrio, tontura e dores de cabeça.



Tags:
,