Seu modo de vida pode ajudar a prevenir a hipertensão

Medindo a pressão arterial

Muitas pessoas não sabe mas podem sofrer de hipertensão, que acomete crianças, adultos, mulheres e homens, independente da condição financeira.

Esta doença é conhecida como pressão alta e tem relação com a força do sangue no seu deslocamento pelas artérias. Quando ocorre o estreitamento das artérias aumenta a força que o coração precisa fazer para distribuir o sangue por todo o organismo. Com isso a hipertensão acaba por afetar o coração e as artérias.

Os valores da pressão arterial não são sempre os mesmos durante o dia. Geralmente caem, quando dormimos ou estamos relaxados, e sobem com a atividade física, agitação, estresse.

Considera-se hipertensa a pessoa que, medindo a pressão arterial em repouso, apresenta valores iguais ou acima de 14 por 9 (140mmHg X 90mmHg). Hipertensos têm maior possibilidade de apresentar comprometimentos vasculares, tanto cerebrais, quanto cardíacos.

Por ser uma doença silenciosa muita gente só descobre depois de muitos anos, visto que os sintomas são considerados silenciosos pelos médicos. Em alguns casos os sintomas aparecem como: dor de cabeça, peito e tonturas, que podem ser um sinal de alerta.

Após a identificação da doença pelo médico, o tratamento deve ser não deixar a pressão ultrapassar os valores de 12 por 8.

Uma das formas de prevenir ou no caso de constatada a doença pelo médico é procurar levar uma vida saudável com bons hábitos no cotidiano. Além de medicação adequada com acompanhamento médico é importante observar alguns hábitos:

Utilizar sal com moderação, adotar dieta rica em frutas, cereais e laticínios, não fumar, atividade física, procure controlar o stress tendo momentos de lazer, verifique a pressão arterial com frequência e lembre-se que a hipertensão é uma doença crônica que só pode ser controlada com acompanhamento médico e mudanças positivas no estilo de vida.



Tags:
,