Dores de cabeça podem refletir problemas de visão

Mulher com as mãos na testa e expressão de dor

Muitas pessoas sofrem com constantes dores de cabeça e não se dão conta de que a causa pode ser um problema de visão. 

A sensação de pressão constante atrás dos olhos, pulsação nas têmporas ou batidas no alto da cabeça são algumas das dores incômodas que muitas pessoas sofrem no dia-a-dia. Para aliviar as dores muitos tomam comprimidos por conta própria ou apenas esperam passar.

Este quadro atinge pessoas de todas as idades, desde crianças até pessoas de mais idade. Acabam enfrentando dificuldades de concentração na escola e no trabalho, trazendo sérios prejuízos a qualidade de vida.

Muitas poderiam obter ajuda procurando um oftalmologista para fazer exame de visão.  Ao contrário do que muitas pessoas pensam, as dores de cabeça são muito mais comuns devido a deficiência visual.

No período de volta as aulas é importante para que pais e professores fiquem atentos a queixa das crianças sobre dores de cabeça e buscar encaminhá-los a uma avaliação médica.

A dificuldade de ver de perto (hipermetropia), em particular, força os olhos causando dores de cabeça. Frequentemente isso ocorre após a leitura ou uso contínuo do computador, isso porque é muito cansativo para pessoas hipermétropes manterem as imagens em foco nítido. Ao tentar ver claramente, o cristalino tem que se ajustar (acomodação). O maior problema é que muitas pessoas são hipermétropes sem saber, porque seus olhos podem compensar isso até um certo grau. O esforço ou a solicitação constante para ver com nitidez provoca dores de cabeça que não são frequentemente vinculadas a problemas com os olhos.

Menos comum, mas também uma causa para as dores, é um estrabismo latente, não diagnosticado. Para ver claramente, as pessoas com estrabismo devem colocar seus olhos sob enorme tensão para mantê-los paralelos.

Os sintomas típicos de dores de cabeça, que podem ocorrer devido à hipermetropia ou a um leve estrabismo, aparecem muitas vezes depois de algum tempo, particularmente após longas sessões de leitura ou longas horas em frente ao computador. Então, se ocorrerem dores de cabeça ou você tiver visão dupla ou sua visão ficar borrada temporariamente, provavelmente é devido a problemas de visão. Um exame de vista completo no oftalmologista pode determinar se a causa é a hipermetropia ou o estrabismo.

É importante lembrar que um óculos perfeitamente adequado com lentes corretivas individualmente adaptadas ao usuário pode corrigir a hipermetropia com resultados ideais. As dores de cabeça serão algo do passado. O estrabismo latente também pode ser tratado com óculos que tenham lentes de prisma.

Se você tem dores de cabeça e não sabe qual a causa ou conhece pessoas que passam por esta situação indique a visita a um oftalmologista.



Tags:
,
,