Cuidado com a tosse seca

Homem sentado na cama tossindo

Se você tem tosse seca há mais de 15 dias e neste período teve febre, fique atento.

Você pode estar com algum problema de saúde do que uma simples irritação na garganta, uma alergia ou pequeno resfriado. Tosse seca constante por mais de quinze dias e febre, são alguns dos sintomas da Tuberculose. Isso mesmo tuberculose.

Não se assuste, pois, pode ser que você não esteja com tuberculose, mas é bom conhecer esta doença.

A tuberculose é infecto-contagiosa e a causadora é uma bactéria: “bacilo de Koch” que ataca os pulmões. O perigo de transmissão é grande já que ocorre através do ar. Quando uma pessoa está infectada elimina, ao tossir, uma grade quantia de bactérias no ambiente onde está, seja de casa, escola ou trabalho.

Um aspecto importante a ser observado é que além da tosse seca prolongada e de febre, outros sintomas são: suores noturnos, falta de apetite, cansaço fácil e emagrecimento.

Esta doença tem cura com aplicação de remédios, sob orientação médica, que são distribuídos gratuitamente em postos de saúde pública. É fundamental que o tratamento seja feito até o final, mesmo que durante o mesmo, a pessoa apresente melhora. Isto evita que os remédios criem resistência.

Dados demonstram que no Brasil cerca de 100 mil novos casos de tuberculose ocorrem todos os anos e em torno de seis mil pessoas vem a óbito anualmente.

Para prevenir novos casos e alertar a população sobre a doença foi criado em 1982, o Dia Mundial da Tuberculose, pela Organização Mundial da Saúde. Em 24 de março de 1882, portanto cem anos antes, foi descoberto o bacilo causador da tuberculose, pelo médico Robert Koch.

A Tuberculose não escolhe faixa-etária ou nível social e ataca em todo o mundo e ainda provoca três milhões de mortes no planeta terra.

Fique atento e ajude a repassar estas informações à outras pessoas. 



Tags:
,
,
,