Trabalhar demais pode ser disfarce de vida pessoal infeliz

Homem com a cabeça baixa sobre sua mesa de trabalho

Cuidado se você anda trabalhando além da conta, pois pode ser um sinal de que está deixando de lado sua vida pessoal. Isso mesmo. Muitas pessoas, sem perceber, acabam se dedicando horas a mais às atividades profissionais e não se dão conta de que podem estar disfarçando problemas ou a falta de vida pessoal saudável. Isto pode trazer uma série de problemas.

Trabalhar nunca foi doença, ao contrário, é saudável a pessoa ter uma ocupação. O problema passa a existir quando se trabalha demais. Especialistas dizem que a carga horária adequada de trabalho para cada indivíduo varia de acordo com a ocupação e a faixa-etária de cada um.

O sinal de alerta deve ser quando a pessoa tem uma vida pessoal insatisfatória e transfere todas as suas expectativas e energias para o trabalho que exerce. Sem perceber algumas pessoas acabam dedicando mais tempo ao trabalho do que a sua vida pessoal, como forma de compensação, devido a um certo vazio que sentem.

O ideal é procurar uma atividade prazerosa, mas, sem esquecer-se de ser maduro e separar a carreira profissional da vida pessoal, que inclui a relação com outras pessoas, atividade de lazer e hobby.

Mas se você está numa fase de busca de crescimento pessoal dedicando-se ao aprendizado e a procura de novos desafios, a dica é fora do horário de trabalho ingressar num curso em outra área que tenha interesse ou goste, o que evita desgaste. Antes, porém, avalie como vai sua vida profissional e pessoal. Você anda compensando no trabalho sua inquietação pessoal? Se isto estiver ocorrendo, pare para refletir qual a melhor postura a adotar para evitar reflexos na sua saúde física e mental.



Tags:
,
,
,
,