As unhas não podem ficar de fora dos nossos cuidados diários

As unhas não podem ficar de fora dos nossos cuidados diários

Sem dúvida um dos fatores que deixam as unhas feias é o hábito de roê-las. Se você sofre deste mal pode comprar esmaltes e/ou cremes com sabor amargo que tiram a "vontade" de roer as unhas.

Deve-se ou não remover a cutícula? Esta é sempre uma dúvida, já que a cutícula é uma película protetora contra os microorganismos que podem entrar em nosso corpo. O que deve ser feito é evitar cortá-la profundamente e sim empurrá-la com a espátula, tirando apenas o excesso de pele. Deve deixar as unhas sem esmalte pelo menos uma noite por semana, assim evita o ressecamento da unha.

Procure sempre usar os seus próprios equipamentos de manicure quando for fazer as unhas, ou se for a um salão fazê-las procure se informar para ver se o material está bem esterilizado, assim evitam-se fungos e a transmissão de tantas outras doenças...

A unha normal é transparente, lisa, permanece colada em seu leito e apresenta crescimento contínuo. Por mês as unhas crescem cerca de três milímetros, mas isso varia bastante. As unhas dos homens crescem mais que as unhas das mulheres.

O que acelera o crescimento das unhas é cortar, polir, lixar e aparar. O tempo quente também ajuda. O que retarda o crescimento das unhas é a alimentação desequilibrada, substâncias que bloqueiam o crescimento, como o tabaco.

Unhas fracas, quebradiças e que descolam ocorre pela manipulação excessiva de produtos, como por exemplo, fortalecedores para as unhas que contêm formol. O tratamento é muito simples, podem ser usadas cápsulas de gelatina, ferro, hidratantes com uréia e silicone.

Um mal que atinge muitas pessoas é a unha encravada, que acontece quando a unha se encurva muito e entra na carne, isso incomoda muito. É agravado com o corte errado da unha, deve sempre cortar a unha reta, evitar sapatos apertados e evitar tirar muito a cutícula nos cantos.

Unhas com aspecto de casca de ovo, quebradiça e esbranquiçada, pode ser deficiência de Vitamina A no organismo. Uns dos alimentos que contêm vitamina A são: o leite, sardinha, mamão, cenoura, brócolis, couve, espinafre, abóbora e manga.

Costuma-se dizer que os olhos são os espelhos da alma e as unhas podem ser o reflexos da sua saúde, por isso, cuide-as muito bem.



Tags:
,
,